Hospital Regional Público de Castanhal realiza I Simpósio Multiprofissional de Atenção à Disfagia

O evento aconteceu em alusão ao dia nacional de atenção à disfagia com o objetivo de auxiliar no combate e prevenção

Hoje, 20, é celebrado o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, que acontece quando o paciente apresenta dificuldade para engolir alimentos ou líquidos que ocorrem na garganta ou no esôfago. Para difundir esta data, o Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) e a Inova Soluções em Saúde promoveram o I Simpósio Multiprofissional de Atenção à Disfagia, que ocorreu na última sexta-feira, 17, com o objetivo de alertar e capacitar profissionais de diversas áreas sobre a alteração.

A disfagia é um sinal de alerta para muitas doenças e complicações decorrente de outros quadros, por isso, é tão importante que todos os profissionais ligados ao cuidado do paciente consigam identificar essa alteração e tratá-la de maneira correta. “Ter vários profissionais envolvidos nesse simpósio abre novas discussões sobre o assunto e traz novas reflexões e atualidades sobre o cuidado e estratégias, melhorando a qualidade da assistência e a segurança do paciente” falou a fonoaudióloga, Ayk Freire. 

O evento reuniu fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e demais profissionais da assistência.

O HRPC é um hospital do Governo do Estado e incentiva através da Secretaria de Saúde Pública e da Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura – ASELC, incentiva sempre a qualificação de seus profissionais, através de treinamentos, cursos e atividades educacionais.