HRPC promove cerimônia de formatura para paciente internada

Um dia que vai ficar marcado para sempre na vida da paciente do Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC), Ivana Ramos de Medeiros, de 25 anos, moradora de Aurora do Pará. Uma bela cerimônia de formatura em odontologia foi montada especialmente para a jovem que irá em breve passar por uma microcirurgia de tumor intracraniano.
Ivana teve direito a maquiagem, penteado, beca, decoração no auditório onde foi realizado o evento e até mesmo a presença virtual dos amigos de curso da Universidade Federal do Pará (UFPA), que assistiram a tudo por meio de vídeo chamada. A formatura foi promovida pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) do hospital.
“Eu não esperava que seria assim. Achei que só umas três ou cinco pessoas iram participar e que eu teria uma beca que o hospital alugou para mim, mas quando eu entrei e vi tudo decorado senti uma emoção
muito forte”, contou.
Ivana não conseguiu participar da cerimônia de formatura junto com sua turma, realizada em fevereiro desse ano. Foi quando ela descobriu o diagnóstico do tumor na cabeça.
“Eu sentia muita tontura e dor de cabeça. Foi um momento difícil quando soube, mas agora já estou bem e só aguardando a cirurgia”, disse.
A ideia de fazer a formatura no hospital partiu do orientador do TCC da paciente, o professor Davi Lavareda. “Ela falou para eu perguntar se poderia ser aqui e eu perguntei as enfermeiras e elas toparam na hora.
Estou muito grata a esse hospital e a todos os profissionais que são muito atenciosos e educados”, contou.
A diretora geral do HRPC, Patrícia Hermes destacou a importância do trabalho de humanização e acolhimento ao paciente para a realização da formatura.
“A equipe do HRPC está sempre em busca de desenvolver eventos de forma a tornar o ambiente assistencial o mais leve possível para nossos usuários e acompanhantes. Ações como esta nos proporcionam aprendizado e sensação de satisfação por criar memórias positivas mesmo em um ambiente hospitalar. Este é um dos propósitos fundamentais desta unidade, promover um atendimento humanizado e de excelência”,
observou.

A diretora da Faculdade de Odontologia da UFPA, Lilian Silva do Nascimento, explicou que a instituição nunca havia realizado uma colação de grau nessas circunstâncias em 115 anos de atividades da faculdade.
“Quando o hospital falou conosco, da situação excepcional, a gente solicitou autorização ao Centro de Registros da Academia, que trabalha diretamente com a reitoria e o nosso reitor o professor Doutor Gilmar
Pereira da Silva nos autorizou. A universidade tem essa missão de formar pessoas e formar principalmente as vinda do interior, como é o caso da Ivana. Uma cerimônia como esta em um hospital nunca tivemos em 115
anos de história da Faculdade”, disse Liliane Silva do Nascimento.