A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (DVS/DEVS), promoveu a “Certificação de Regularidade de Notificação de Eventos Adversos Infecciosos e Não Infecciosos – 2025.”
Representantes de diversas unidades hospitalares e serviços de diálise do estado, receberam a certificação em reconhecimento à atuação destacada na notificação de eventos adversos ao longo de 2024.
Entre os estabelecimentos que receberam a certificação, está o Hospital Regional Público do Araguaia- HRPA, sediado em Redenção, cuja gestão é responsabilidade da Aselc, uma OSS especializada em gestão de hospitais públicos.
O HRPA atende a uma grande região, que abrange 15 municípios do sul do Pará, e foi representado no evento por Salma Lopes, Enfermeira supervisora do SCIH/GRSS/NVEH e Chirlândia Cunha, Coordenadora de Planejamento e Gestão da Qualidade.
A certificação foi organizada pelas coordenações do Controle Estadual de Infecções Relacionadas à Assistência (Ceciras), do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (Nesp) e a Coordenação Estadual dos Serviços de Diálise (Cesd). E o seu principal objetivo é valorizar as instituições que notificam regularmente eventos adversos no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (Notivisa e limesurvey).
Trata-se de processo essencial para o monitoramento de possíveis falhas assistenciais e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.
O evento, realizado no dia 26 de março, ofereceu aos profissionais que representaram o HRPA, a oportunidade para trocar experiências com profissionais responsáveis pela segurança do paciente em outras unidades de saúde do Estado.
De acordo com Aryel Brito, coordenador do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (Nesp), a certificação é um marco importante para fortalecer a cultura de segurança nos serviços de saúde do Pará. Conforme ele avalia, “O evento celebra e valoriza o trabalho dos serviços de saúde, principalmente os hospitalares e de diálise, que têm a responsabilidade de vigiar e monitorar eventos adversos”. E conclui: “Manter esse compromisso fortalece a segurança do paciente e melhora a qualidade da assistência prestada”.
O reconhecimento destaca o comprometimento dessas unidades, e serve também de incentivo para que outras instituições aprimorem seus processos de notificação, promovendo um atendimento cada vez mais seguro e qualificado.


